Quando os objetivos esmagam os propósitos

Saudações pessoal !!!

Esse texto foi escrito por mim e eu havia publicado primeiramente no Linkedin, como eu havia falado no último post eu venho escrevendo artigos lá no Linkedin e decidi que dependendo do conteúdo, ora eu escrevo aqui ora lá, então para começar novamente a agitar aqui, lá vai o meu artigo sobre Metas/Objetivos x Propósitos.

gowy-icaro-prado

Ter objetivos e metas são coisas fundamentais em inúmeros momentos de nossa vida. Sejam eles profissionais ou pessoais, todos precisam ter um horizonte para poder mirar e seguir adiante.

Eles, os objetivos e metas, devem nortear nossa ínfima existência neste planeta, mesmo quando estes nos vem na forma de pequenas vitórias ou de grandes fracassos ao longo do percurso, onde ainda sim ganhamos alguma experiência servindo assim como aprendizado para irmos além.

Porém, os propósitos são ainda mais fundamentais.

Muitas vezes nos esquecemos deles, pois ficamos míopes perante aos objetivos e metas tangíveis que precisamos alcançar.

Vamos falar um pouco sobre a imagem e qual a sua relação com o texto.

A imagem escolhida para ilustrar este texto desta vez vem da mitologia grega, Ícaro e seu pai Dédalo fugindo do labirinto de Creta, onde estavam confinados. Para quem não conhece esta estória da mitologia, o labirinto havia sido construído por Dédalo para aprisionar o Minotauro, criatura mítica com corpo de homem e cabeça de touro, porém ele e seu filho Ícaro acabaram presos e precisavam fugir de lá.

Eis que Dédalo tem a ideia de fazer asas com cera e penas, para que ambos pudessem voar para fora do labirinto. Ao Ícaro colocar as asas, seu pai alertara sobre a fragilidade delas ao alçar voos mais altos, pois como eram feitas de cera, elas derreteriam com o calor do sol e ele cairia dos céus até o chão.

Quando eles saltam do alto do labirinto para fugir, eles começam a voar para longe, sentindo a liberdade sobre as penas e os ventos de esperança soprando sobre seus semblantes que outrora estavam desesperados.

Porém Ícaro queria mais, queria voar ainda mais alto que seu pai, então destemido ele começa a subir e subir, sendo assim, seu ocaso foi decretado.

A medida que ele ia subindo suas asas iam se incendiando até ele perder altitude e estabilidade no voo e cair em seu destino final, sua morte.

Sendo assim podemos listar o propósito, o objetivo e a meta de Ícaro:

O propósito: Voar,

O objetivo: Voar para sua liberdade com seu pai Dédalo para longe do labirinto e

A meta: Voar ainda mais alto.

O propósito muitas vezes é confundido com o objetivo, afinal, até nas definições desta palavra elas soam parecidas em diversos dicionários, senão idênticas, mas o propósito transcende este conceito mundano de objetivo/meta.

Neste fragmento da mitologia, podemos então vislumbrar o que acontecequando se foca demais nas metas e esquecesse do propósito. Podemos até observar um pouco do egoísmo de Ícaro em alçar voos mais altos, mesmo quando seu pai havia alertado sobre os perigos e riscos de ir além mas que ainda sim ele resolveu ousar, pois ficara cego pelo resultado obtido nos céus.

Em outras palavras, quando você esquece os propósitos e amplia suas forças nas metas, as tendências de ruir e falhar aumentam exponencialmente.

Portanto, lembra-te que és mortal…

Lembra-te das tuas raízes, dos teus propósitos. Jamais se deixe corromper pelos louros e pelo brilho das suas tão almejadas metas, pois este tesouro poderá ser maldito e, as ruínas e desgraças que elas (metas) lhe trarão jamais poderão ser reparadas.

Espero que tenham gostado desse texto, logo prometo escrever conteúdo novo para este espaço. =)

 

Anúncios

Sobre leandronagata

Axe-man, dreamer, lover, coffe-addict, teacher and always a student. Ver todos os artigos de leandronagata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: