Echoes

Hoje é aniversário do lendário guitarrista e vocalista David Gilmour, por isso vou fazer um post dedicado a ele.

Tomei conhecimento do seu trabalho quando comecei a ouvir Pink Floyd, até então conhecia seu trabalho em Another Brick in the Wall part 2 e de um cd que minha mãe tinha que eu achava muito “hippongo” (A saucerful of secrets).

Rick Mason, Syd Barrett, Roger Waters, Rick Wright e agachado David Gilmour

Demorei ainda um pouco mais para poder começar a prestar atenção no seu trabalho, na realidade foram alguns anos pois até então eu só prestava atenção no baixo e na voz robotizada cativante de Roger Waters.

Lembro me que pouco mais adiante quando comecei a tocar guitarra meu tio havia me falado sobre o fraseado de Gilmour que embora fosse simplório, conseguia transparecer uma composição dentro de uma composição, algo sublime pois entre tantos outros guitarristas fritadores tocando mil notas por segundo, Gilmour relaxava a tensão com bends suaves e um timbre encorpado, que enriquecia ainda mais as músicas.

Um dos discos que mais ouvi do Pink Floyd foi o álbum Meddle, que devo confessar que demorei para entender que a capa se tratava de uma orelha e não um nariz, mas detalhes artísticos a parte esse disco não possui muitas músicas apenas 6 faixas, coisa muito comum na época devido ao tempo disponível para uma gravação em um disco de vinil era bem limitado aliás ainda defendo que um disco não precisa ter muitas músicas para ser um disco relevante porém isso acho que vou tratar em outro post.

Yep, é uma orelha.

Em meio ao desenvolvimento desse post acabei me deparando com esse blog bacana falando do set-up do Gilmour na época do Meddle, vocês podem conferir no Pedalboard & Set-up.

É desse disco a música que compartilho com vocês hoje: Echoes.

Uma das músicas mais longas do Pink Floyd, aqui sendo interpretada somente por 2/4 da banda: David e Rick Wright (RIP) retirado do dvd Remember That Night de 2007.

Eu poderia ter colocado a versão do Live at Pompeii, mas acho que essa aqui consegue mostrar que embora ele não seja tão jovem quanto antes ele ainda continua em excelente forma.

Espero que vocês curtam.

Bônus Track: The Nile Song

Embora Echoes seja calma, não dá pra acreditar que uma banda como eles possa ter feito uma música tão pauleira como essa.

Sobre leandronagata

Axe-man, dreamer, lover, coffe-addict, teacher and always a student. Ver todos os artigos de leandronagata

Deixe um comentário

