Pintando com fogo – Frank Frazetta

Há pouco mais de 2 meses, acho que na época da estréia de Conan O Bárbaro no Brasil, eu resolvi pesquisar um pouco mais sobre o trabalho de Frank Frazetta e descobri umas coisas bem interessantes.

Frank Frazetta

Embora o pai do Conan seja Robert E. Howard, quem deu a ele um rosto e mostrou como realmente era o bárbaro foi Frazetta.

De fato quando você lembra do Conan você automaticamente lembra de algumas imagens como essa:

Conan The Adventurer (1966)

Ou essa

Conan, O Destruidor

Ou então essa

Embora Frank Frazetta seja reconhecido pelas ilustrações do Conan, Vampirella, Tarzan, John Carter of Mars e etc, muita gente não sabe que ele juntamente com o diretor Ralph Bakshi, conhecido por suas animações como Fritz the cat, Wizards, Cool world e uma adaptação curiosa de LOTR, fizeram uma animação chamada Fire and Ice.

Sinopse:
Fire and Ice é um desenho animado de 1983 que reúne dois talentosos artistas: Ralph Bakshi (de Fritz The Cat, Coolworld, e American Pop) e Frank Frazetta. Além dos dois, Roy Thomas e Gerry Conway participaram do roteiro, que envolve dois reinos em guerra: o do fogo e o do gelo. O desenho usa o recurso da rotoscopia para dar mais realismo aos personagens.
Fire and Ice narra sobre o reino gelado do tirano Nekron, que assola uma região habitada por humanos ao fim da Idade do Gelo. As paisagens e o filme de um modo geral lembram muito as aventuras de Conan, o bárbaro, tendo script de Gerry Conway e Roy Thomas, notórios escritores de quadrinhos e o segundo, grande autor das adaptações de Conan para esse meio de entretenimento.

Trailer:

Okay, até ai tudo bem um longa de animação obscuro que teve o envolvimento de Frank Frazetta no desenho do postêr certo?

Não somente isso.

Frank ajudou a coreografar boa parte das sequências de ação e também participou de muitas das cenas!!!

Até Ralph Bakshi ficou impressionado com o envolvimento de Frank com a produção, segundo ele Frank havia debochado das sequências de ação de LOTR de Bakshi na frente do responsável por elas, dizia que eram muito fracas e sem qualquer pique de uma luta de verdade.

No ano de 2003 foi lançado o documentário “Frazetta: Painting with Fire” falando sobre a vida e o trabalho do grande mestre Frazetta, abordando diversos tópicos: carreira, família, reconhecimento de seu trabalho e algumas dificuldades que ele passou, como o caso de quando ele foi vítima de um AVC e acabou perdendo a mobilidade parcial de seu lado direito. Sim ele era destro e teve que reaprender a desenhar com a mão esquerda e para a surpresa de muitos, não interferiu em nada o seu trabalho.

É altamente recomendado para quem for fã de seu trabalho ou aspira virar ilustrador.

É uma pena que ele não se encontra no meio de nós, mas fica aqui seu excelente legado para todos poderem contemplar e se inspirar, pois um exemplo de vida como o do Frazetta deve se tomar nota e tirar diversos aspectos para alocarmos em nossas próprias vidas.

Anúncios

Sobre leandronagata

Axe-man, dreamer, lover, coffe-addict, teacher and always a student. Ver todos os artigos de leandronagata

2 respostas para “Pintando com fogo – Frank Frazetta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: