Áreas de atuação da computação gráfica

O primeiro mês do ano já chegou a metade e vamos falar um pouco sobre carreira profissional.

Quantos de vocês já não pensaram considerar a computação gráfica como um ganha-pão ou uma alternativa pra ganhar um extra como free-lance?

Art Institute of Portland Graduates at ADi Animation Studio

Veja abaixo uma lista de algumas áreas de atuação da computação gráfica:

  • Animação: Esse é o primeiro tópico que todos associam com computação gráfica, mas pode ser um dos mais complicados de investir no Brasil. Infelizmente o mercado ainda é pequeno para quem quiser se dedicar exclusivamente a criação de animações para contar histórias por meio de animação. E as pessoas que conseguem produzir, encontram dificuldades para rentabilizar os projetos. Hoje já está muito melhor do que foi antigamente, mas ainda temos um longo caminho pela frente.
  • Produção publicitária: Aqui temos um dos mercados que consomem boa parte dos grandes talentos da computação gráfica 3d e 2d, pois as demandas nas produtoras e agências é gigantesca, e quem tiver um bom portfólio ou demo reel e não se importar em trabalhar sob pressão e com prazos curtíssimos, encontra excelentes oportunidades profissionais.
  • Visualização de produtos: Muitos dos produtos que são planejados em industrias e oficinas precisam de visualização antes de partir para a produção, ou mesmo para ajudar nas vendas. Podemos incluir objetos das mais variadas escalas nessa categoria, que podem incluir desde navios até mesmo peças de mobiliário.
  • Visualização arquitetônica: Outro grande consumidor de material relacionado com computação gráfica é o mercado de visualização para arquitetura, pois os inúmeros projetos que surgem todos os dias pelo país, precisam de imagens e animações para demonstrar aos futuros compradores como é que ficará o seu investimento, quando a obra estiver concluída.
  • Educação: Esse é um mercado que sempre existiu, mas hoje apresenta boa demanda de trabalho. O uso de recursos multimídia em salas de aula faz com que diversas produtoras de material educacional precisem de artistas 3d, para representar imagens e animações para diversos assuntos.
  • Jogos: O Brasil tem papel de destaque na produção de jogos com vários centros de excelência distribuídos pelo país. E para produzir jogos para consoles, PCs ou celulares é preciso muito material gráfico. Quem quiser investir nessa área não deve se arrepender, pois a demanda existe e faltam bons artistas no mercado.
  • Web Design: A produção de material gráfico 3d para internet já foi mais difícil, mas hoje é possível criar muita coisa usando 3d sem a necessidade de conhecer dúzias de bibliotecas para Flash, Java e outras linguagens. Quem for investir na web, precisa focar mais em linguagens junto com a organização das interfaces, mas também não deve ter problemas para encontrar oportunidades no mercado.
  • Videografia: O uso de material gráfico em 3d é bem comum em vídeos como forma de ilustrar ou apresentar elementos para criação de videoclipes, vinhetas e informações em forma de vídeo. Como as ferramentas de produção de vídeos e equipamentos são muito mais acessíveis para produtoras e pequenas empresas, é mais fácil encontrar oportunidades nessa área. Aqui podemos listar as produções para cinema que se espalham pelo país, e precisam de artistas para montagem dos vídeos e também dos efeitos visuais.

Fonte: Allan Brito

 

Anúncios

Sobre leandronagata

Axe-man, dreamer, lover, coffe-addict, teacher and always a student. Ver todos os artigos de leandronagata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: